quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Imagens do Brasil, de Jean Baptiste Debret.

Imagens do Brasil – Jean Baptiste Debret é composta de 40 gravuras do acervo da Santa Branca Agroecológica da Fundação Paulo de Tarso, instituição goiana especializada em cultura e meio ambiente. São gravuras pouco conhecidas, já que não foram incluídas na histórica edição da obra de Debret Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de 1834 a 1839, um dos conjuntos mais significativos de registros visuais e relatos textuais sobre o Brasil do início do século XIX.


Jean Baptiste Debret chegou ao Brasil em 1816, juntamente com outros artistas, artífices e cientistas. Participou na criação da Escola Real de Ciências Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro, inspirada nas academias de artes francesas, onde atuou como pintor da Corte de Napoleão. Permaneceu no Brasil entre 1816 e 1831, como pintor de assuntos oficiais do Império e professor de pintura histórica.

Retornando à França, Debret organizou o material iconográfico que produziu durante os anos vividos no Brasil, publicando Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil em três volumes, dedicados aos índios, aos elementos da natureza, ao cotidiano do Rio de Janeiro, à Corte com suas festas, aos cerimoniais religiosos, ao negro e à paisagem brasileira.


Contato: Museu Zoroastro Artiaga – (62) 3201-4675 / 3201-4676


Evento: exposição Imagens do Brasil – Jean Baptiste Debret

Visitação pública: De 20 de novembro a 31 de março de 2010, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas.

Local: Mezanino do Museu Zoroastro Artiaga – Praça Cívica, nº 13 – Centro


Entrada franca



Nenhum comentário: