quinta-feira, 4 de junho de 2009

Concerto da Orquestra Sinfônica de Goiânia com ENTRADA FRANCA

A obra do genial músico alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827) é o tema do sexto concerto oficial da Orquestra Sinfônica de Goiânia, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Sob a regência do maestro Joaquim Jayme, a apresentação será dia 9, às 20h30, no Teatro Goiânia, com entrada franca.


O solista convidado será Caio Pagano, músico de projeção no exterior e que já se apresentou nas mais importantes salas de espetáculo do mundo, como Kennedy Center (Washington, EUA), Alice Tully Hall (em Nova Yorque), Wigmore Hall (Londres), Concertgebouw (Amsterdã na Holanda) e Tonhalle (em München, Alemanha).


Como concertista se apresentou com grandes regentes, entre eles, Sergiu Comissiona, Ernest Bour, Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Isaac Karabitschevsky e John Neschling. Em Portugal, Caio Pagano desenvolve um trabalho didático no Instituto Politécnico de Castelo Branco.


Já o maestro Joaquim Jayme, um dos mais importantes músicos do País, estudou piano em Goiânia, com Belkiss Spenciêre Carneiro de Mendonça. Em seu extenso currículo constam cursos e seminários regulares no exterior, entre eles o mestrado em musicologia pela universidade de Rostock, na Alemanha.


Joaquim Jayme foi redator musical e maestro da Orquestra Sinfônico do Teatro Nacional de Brasília, fundador da escola de música do Centro Cultural Gustav Ritter, autor de obras para piano e canto, dezenas de arranjos para coro e quase uma centena de canções populares e líricas com textos de poetas brasileiros e estrangeiros. Em 1993, organizou a Orquestra Sinfônica de Goiânia da qual é regente titular e diretor artístico.



Programa Beethoven


No programa, peças famosas como a abertura do espetáculo teatral Coriolano, de 1807, o Concerto nº5, considerado o último de Beethoven, de 1809 e a inovadora Sinfonia nº7, tocada pela primeira vez em 1813. Nesta obra o músico sintetizou elementos das músicas populares russa e francesa e a primeira execução coincidiu com a derrota do exército de Napoleão, na Rússia.


Segundo o regente Joaquim Jayme, quando a Sétima foi tocada pela primeira vez, relatos da época mostram que nunca houve tamanho entusiasmo do público numa sala de concertos. “Neste brilhante poema sonoro, não apenas o ritmo adquire elevado como força ativadora e estruturadora, mas também a harmonia e a polifonia”, afirma o maestro.


Data: 9 de junho, terça-feira


Horário: 20h30


Local: Teatro Goiânia


Entrada franca


Contatos: 3524-2864 /3524-2862

Nenhum comentário: