segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mostra DOCTV Goyas II

O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC, com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas - ABD, que tem como objetivos gerais a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro.

O Pólo Goiano do DOCTV é composto pela TV Brasil Central e pela Associação Brasileira de Documentaristas - seção Goiás. Em sua primeira edição, realizou documentário, Santa Dica - de Guerra e Fé de Marcio Venício Nunes e da produtora Nunes Lima Produções, no DOCTV II.

Sinopses

O Escuro e a Bicicleta
O escuro e a bicicleta é um documentário poético centrado em dois personagens urbanos de Goiânia. Mauricinho Hippie, figura folclórica na cidade por seu jeito peculiar de se vestir, sua bicicleta colorida e sua mania de distribuir flores às pessoas na rua e Escurinho, compositor lendário de samba, morador do bairro de Campinas e torcedor fervoroso do Atlético Clube Goiâniense.

Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História
Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História revela a verdadeira face da história, tentando trazer à luz aquilo que foi escondido pelos militares e pelo comando da guerrilha, neste episódio cheio de mistérios e silêncios, onde 59 guerrilheiros enfrentaram 10 mil militares durante dois anos de luta, na maior operação militar brasileira desde a Segunda Guerra Mundial.

Santa Dica de Guerra e Fé
Santa Dica de Guerra e Fé é uma viagem que a equipe do documentarista goiano, Marcio Venicio Nunes, faz na história da líder messiânica, Benedita Cipriano Gomes. O documentário, de 55 minutos, foi o vencedor goiano do II Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro - DOCTV. Foram 25 projetos inscritos em Goiás, sendo três classificados e um premiado.

Café com Pão Manteiga Não
Café com Pão Manteiga Não revela a importância das estradas de ferro para a formação do estado de Goiás, e reflete sobre a história dos projetos de construção de ferrovias no Brasil à luz da reflexão desenvolvimentista, por meio de uma viagem pela Estrada de Ferro Goiás, conduzida por um antigo maquinista.


Programação

01/06 - Segunda-feira
12h - Guerrilha: as faces ocultas da história - 55 min - Dir. Eduardo Castro
15h - O escuro e a bicicleta - 55 min - Dir. Cláudia Nunes
20h - Guerrilha: as faces ocultas da história - 55 min - Dir. Eduardo Castro
21h - O escuro e a bicicleta - 55 min - Dir. Cláudia Nunes

02/06 - Terça-feira
12h - Café com pão manteiga não - 52 min - Dir. Viviane Louise e Marcelo Benfica
15h - Santa Dica - de guerra e fé - 55 min - Dir. Márcio Venício
20h - Café com pão manteiga não - 52 min - Dir. Viviane Louise e Marcelo Benfica
21h - Santa Dica - de guerra e fé - 55 min - Dir. Márcio Venício

03/06 - Quarta-feira
12h-Guerrilha do Araguaia: as faces ocultas da história - 55 min - Dir. Eduardo Castro
15h -Café com pão manteiga não - 52 min - Dir. Viviane Louise e Marcelo Benfica
20h - Lançamento DOCTV IV e exibição de Guerrilha do Araguaia: as faces ocultas da história - 55 min - Dir. Eduardo Castro
21h - Café com pão manteiga não - 52 min - Dir. Viviane Louise e Marcelo Benfica

04/06 - Quinta-feira
12h - O escuro e a bicicleta - 55 min - Dir. Cláudia Nunes
15h -Santa Dica - de guerra e fé - 55 min - Dir. Márcio Venício
20h - O escuro e a bicicleta - 55 min - Dir. Cláudia Nunes
21h - Santa Dica - de guerra e fé - 55 min - Dir. Márcio Venício


Data: 01 a 04/06
Ingresso: R$ 1,00
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, esq. com rua 9, Centro )

Nenhum comentário: