sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dança Contemporânea no Goiânia Ouro


Sacha Witkowsdi e ¿Por quá? grupo experimental de dança se apresentam nas próximas quartas-feiras no teatro do Goiânia Ouro.

Dança Contemporânea no Goiânia Ouro

Inspirado no mais famoso balé criado por Michael Fokine, o bailarino e coreógrafo Sacha Witkowski apresenta, nos dias 13 e 20 de maio (quarta-feira), às 20h30, o espetáculo A Morte do Cisne, dirigido por Sandro Freitas. Na seqüência, o ¿Por quá? grupo experimental de dança, da Universidade Estadual de Goiás - UEG, sobe ao palco com montagem Dançadeira.


Solo
O solo criado por Fokine para a bailarina Anna Pavlova, em1905, passou por uma releitura, na qual o cisne é visitado desde sua criação, passando pelo conhecimento de sua razão e reconhecimento de sua beleza, até o momento em que é consumido por esse conhecimento.
Sacha Witkowski apresenta, a partir de uma visão não virtuosa, um momento ritualístico de descoberta do ser. Criado para ser um mito do balé, esse ser é revelado pelo coreógrafo de maneira nada convencional - decadente, desiludido, morto. O trabalho é pautado na Dança Contemporânea, explorando movimentos lentos e contorções.

Dançadeira
Criado a partir do Projeto Dancidade, realizado em duas casas de dança e em alguns eventos do Movimento Hip Hop, na cidade de Goiânia, o espetáculo Dançadeira retrata uma investigação e um mergulho nas várias identidades de dança presentes nestes locais.

A busca foi pela dança que encanta e que surpreende, independente do local em que está ou do corpo que a executa. Seja ela formal ou informal, acadêmica ou popular, do sujeito dançarino ou do dançarino sujeito. A pergunta que nos fica é: Onde foi que você aprendeu a dançar assim?

O ¿por quá? é um grupo de caráter experimental amador que surgiu há sete anos na Faculdade de Educação Física da UEG, a partir da necessidade de maior conhecimento e pesquisa acadêmico-artística em dança na cidade de Goiânia. É formado predominantemente por universitários e tem como principais objetivos a democratização da experimentação artística em dança e a busca da autonomia celebrativa da dança.

Espetáculos: A Morte do Cisne e Dançadeira
Data: 13 e 20/05 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Rua3, esq.com rua 9, Centro.

Nenhum comentário: